Doce de leite é uma das 7 maravilhas do mundo da confeitaria! Existem marcas sensacionais espalhadas pelos quatro cantos desse mundo, com características próprias e texturas variadas.

45678

Selecionei algumas das marcas mais encontradas em São Paulo, capital; e em cada delas conto um pouquinho do uso que destino a cada uma.

1. Doce de leite Oliveira: Produzido em Laurentino, Santa Catarina, tem sabor de infância! Quem não lembra dos chup-chups de doce de leite, ou aquelas balinhas viciáveis de banana? Para uso em confeitaria é muito doce (suavize com um pouco de creme de leite batido) mas com boa textura para recheios. Possui um ótimo custo benefício.

2. Doce de leite Viçosa: Poduzido em Viçosa, Minas Gerais, possui uma consistência entre fluido e consistente. É bom para recheios, mas precisa passar uns 5 minutinhos por cocção para “apertar” um pouco mais o ponto. É doce mas de todas as marcas o meu preferido para comer a colheradas! Saborosíssimo!!!

3. Doce de leite Aviação: De São Sebastião do Paraíso, em Minas, possui sabor bem adocicado e muita fluidez. Utilize como calda/cobertura, nunca como recheio.

4. Doce de leite Gotas de leite: Bem espesso, possui muitos outros ingredientes que empobrecem o doce, além de ser excessivamente doce. Produzido em Avaré, São Paulo.

5. Doce de leite Jersey de Itu: Da Goldy alimentos, produzido na Fazenda Limoeiro, é feito com leite de gado da raça Jersey. Uma das marcas mais caras da lista, sendo vendidas em casas muito bem conceituadas de São Paulo. Bem doce, com notas de caramelo, se assemelha muito ao doce de leite argentino (como Havanna e Salamandra) mas com consistência mais firme. Ótima opção para recheios.

6. Doce de leite Itambé: cresci comendo banana com esse doce de leite por causa do meu pai. E até hoje é uma das minhas sobremesas preferidas e que me inspiraram na torta de banana com doce de leite. Tem ótima consistência para recheios, possui sabor bem suave e pouco doce! Um ótimo custo benefício. O único defeito é que os lotes não possuem padronização, geralmente as latas maiores possuem uma consistência mais firme que as latas de 200g.

7. Doce de leite Havanna: Quando gelado possui boa consistência, mas não é uma boa opção para recheio de bolos muito altos. Em minha opinião é muito doce para ser utilizado em sobremesas, fica bom mesmo só como recheio de alfajores coberto com chocolate bem amargo.

IMG_3347

8. Doce de leite Majestic: Produzido em Alfenas, Minas Gerais. Tem sabor suave e muito agradável, vendido no ponto cremoso – perfeito para comer a colheradas. No ponto “confeitaria”, ideal para recheio de doces e bolos, se assemelha muito ao doce de leite Itambé em termos de textura, porém apresenta um pouco de cristalização (talvez por excesso de cocção para atingir o ponto “confeitaria”).

9. Doce de leite La Sereníssima: o doce produzido em Buenos Aires é facilmente encontrado no Brasil e tem um custo benefício bom. Possui coloração caramelo, típica dos doces de leite argentinos, mas sabor suave como os produtos nacionais. Boa consistência para recheios. Só perde pelo fato de adicionar aroma artificial de baunilha.

10. Doce de leite Elegê: o doce produzido em Santa Rosa, Rio Grande do Sul possui textura amidosa exagerada (não é à toa, em sua formulação encontra-se o indispensável amido de milho) e sabor bem adocicado. É uma boa opção para recheios por conta de sua textura firme, porém a qualidade do produto deixa a desejar.

Claro que existem muitas outras marcas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, nem todas encontradas em São Paulo.

Para os meus bolos eu sempre faço um blend com algumas marcas que gosto, juntando suas melhores características e criando assim um sabor próprio. A dica para uso do doce de leite é: escolha a marca que mais agrada ao seu paladar e trabalhe com o ponto adequado para seu uso, levando o doce à panela em fogo baixo e mexendo, como brigadeiro, até a textura que te agrade.

E você, conhece alguma marca que gosta muito? Conta pra mim nos comentários!!!

Quer ver seu produto testado e divulgado? Envie um email para oi@essenciastudio.com.br.

1 2 3

Agora existe melhor doce de leite que a lata de leite condensado cozida na pressão? Mas sabia que além da panela da pressão dá para cozinhar a lata de de outras maneiras? Acesse aqui e descubra.

E que tal testar algumas receitas com doce de leite? Clique nos nomes na legenda da foto abaixo para ver as receitas!

 

Esse artigo não visa nenhuma forma de publicidade, tampouco é patrocinado por quaisquer das marcas aqui presentes.

Os doces foram comprados na região da grande São Paulo e testados pela equipe do Essência que corresponde a 2 profissionais da confeitaria, 1 profissional da indústria alimentícia e 3 consumidores.