A cozinha é cheia de modas – não que ela acompanhe as idas e vindas malucas do mundo fashion, mas enquanto alguns pratos se destacam outros se tornam artigos perdidos no fundo do armário (ou da caixinha de receitas).

Apesar disso sempre teremos aqueles que adoram uma calça saint-tropez, um cabelo à la anos 80 (com aquele super topete), ou uma pochete na cintura. Com as sobremesas, não poderia ser diferente!

Se folhearmos algumas revistas de 5, 10 ou 15 anos atrás vamos nos deparar com estilos de fotografia e montagens de pratos que podem assustar. Um tomate seco ou, uma flor de tomate decorando um prato… Talvez uma árvore de alecrim cravada em uma montanha de purê, ou aquelas aves assadas e decoradas com a cabeça cheia de penas.

Ofélia durante gravação de seu antigo programa, "A Maravilhosa Cozinha de Ofélia", exibido pela Rede Bandeirantes, de 1968 a 1998 (foto: Folha de S. Paulo)

Nossa Julia Child brasileira! Ofélia durante gravação de seu antigo programa, “A Maravilhosa Cozinha de Ofélia”, exibido pela Rede Bandeirantes, de 1968 a 1998 (foto: Folha de S. Paulo)

As idas e vindas da gastronomia obedecem as manifestações dos chefs que se destacam na mídia. Mas e na confeitaria? Como isso se manifesta? Os cupcakes já reinaram soberanos, e a moda veio através do seriado de TV Sex and the City. O petit gâteau era a sobremesa presente em todos os cardápios de restaurantes nos anos 90, o crêpe suzette dava shows de pirotecnia diante dos clientes, feitos à la minute! Mas será que essas sobremesas realmente saíram de moda?

Quem não se derrete diante de um suculento prato de brownie com sorvete? De um bolinho que revela um coração cremoso de chocolate? Sem contar as sobremesas que agradam nos quatro cantos do mundo?

Por isso essa semana o Essência traz de volta algumas sobremesas que vencem o tempo e continuam irresistíveis na mesa! São amadas, desejadas e devoradas em questão de segundos!

A lista é longa, afinal, cada pessoa tem uma sobremesa que comia na infância e ainda faz parte dos cardápios dos almoços de domingo, comemorações de Natal e aniversários. Mas espero que goste da seleção do Essência e aproveite para matar a vontade (ou as saudades) das sobremesas que nunca sairam de moda!

Pode salva-las a vontade no “Meu livro de receitas” e acessar sempre que precisar! É só fazer seu login e organizar seus favoritos – assim fica muito mais fácil encontrar uma inspiração na hora de cozinhar! Você também pode acessar nossa página no Pinterest e se organizar por lá – a escolha aqui no Essência, como sempre, é sua!

Divirta-se!!!