Dotada de uma alegria nata, passo primordial para quem deseja trabalhar com doces, Patricia Petersen tem se destacado no mercado com seus bolos e doces!

A cake designer de Macae, no Rio de Janeiro, além de dedicadíssima (ela viaja o mundo atrás dos melhores cursos de especialização) tem talento de sobra – e prova que bolos em pasta americana além de lindos são sim deliciosos e irresistíveis! (os bolos dela tem 5, eu disse 5 camadas de recheio!!!)

Mas nem só de bolo a Patricia enche nossos olhos (e barriga, claro!), ela também faz macarons, brownies, cake in a jar e agora, recém-formada na The French Pastry School, em Chicago, promete aumentar ainda mais o repertório de gostosuras!

Para quem está iniciando na arte dos bolos artísticos, a Pat já virou inspiração e referência, e é um exemplo de determinação!

Vem conhecer um pouquinho mais sobre a confeiteira no Com açúcar, com afeto!

 

cozinha-1

Patricia na sua fábrica de sonhos, a Sonhos em açúcar!

Oi Pat! Como em todo bom primeiro dia de aula, sempre precisamos nos apresentar, falar um pouquinho quem somos e de onde viemos! Por aqui não é diferente! Conta um pouquinho sobre você, sobre o seu caminho na confeitaria e como decidiu se tornar cake designer!

Eu fiz a faculdade de Gastronomia e me apaixonei pela parte de confeitaria! Quando terminei, fiz um curso curto de Cake Design, e acabei estagiando por lá (Renata Almeida- ReAl Confeitaria). Depois de alguns meses, tive a oportunidade de fazer o curso de Cake Design na Bonnie Gordon College, no Canada! Achei lá uma paixão por bolos personalizados <3 Quando voltei pro Brasil, estudei bastante pra adaptar tudo que aprendi por lá pro nosso clima, e fui me descobrindo cada vez mais!

Você acabou de voltar de uma viagem incrível para se especializar mais ainda em confeitaria. De onde veio a decisão e por que buscar um curso no exterior e não no Brasil?

Quando trabalhamos nesse ramo de festas, as encomendas acabam sendo feitas com uma antecedência bem grande, e quando percebemos, já estamos com o ano lotado! Sendo assim, sempre que achava algum curso interessante no Brasil, já não conseguia mais o tempo de fazer! Comecei a pesquisar cursos mais longos e intensivos (pra parar de uma vez só rs), e não achei muitas opções no Brasil! Comecei a pesquisar fora, e gostei muito da proposta da The French Pastry School!

4

Para quem quer começar nessa área, qual seria seu conselho?

Acho que a primeira coisa que move a gente é a paixão! Essa é a primeira coisa que você tem que pensar. É uma profissão que exige muito fisicamente e mentalmente, com horários puxados, e muitas vezes sem os fins de semana. Então, pra trabalhar tanto tempo assim, é bom ser bastante apaixonado, torna tudo muito mais fácil! Minha dica seria se aventurar, seja testando receitas em casa (google, gente! Google!), ou entrando em uma cozinha profissional pra conhecer melhor como o trabalho funciona, pra tentar decidir o que mais te atrai na profissão!

Agora a pergunta é difícil! De todos os seus bolos – sim, todos! – qual o seu preferido e por quê?

Acho que o meu preferido foi o bolo do Pequeno Príncipe! A cliente queria uma proposta diferente do que tem sido feito hoje em dia, que foca mais em “príncipe” do que na historia mesmo. Ela queira algo bem baseado no livro (que, por sinal, eu amo!). Foi um bolo muito gostoso de fazer, e ao mesmo tempo bem trabalhoso por ser todo pintado à mão! Foi um daqueles bolos que na hora de entregar, não dá vontade de se despedir!!

merengue3-14

Bolo todinho pintado à mão! Ao invés de comer, será que dá para enquadrar e admirar pra sempre?

Agora responda com a primeira palavra ou frase que vier em sua cabeça!

Um momento: quando o cliente vê o seu bolo pela primeira vez.

Um sabor: todos! Uma explosão deles!

Um sonho: continuar trabalhando com o que eu amo.

Uma realização: ser reconhecida pelo meu trabalho.

O que te tira o sono: A responsabilidade de fazer parte do dia mais importante dos clientes!

O que te faz sorrir?: Sorrisos!

Um/uma cake designer, confeiteira/o que te inspira: Wendy Kromer! Ela foi minha primeira inspiração quando pensei em fazer bolos, e continua sendo até hoje!

A Patrícia é: A pergunta mais difícil! Patricia está… em constante desenvolvimento? rs

A Sonhos em Açúcar é: Realização de sonhos!

Pat, obrigada pela sua atenção, por participar do Com açúcar com afeto e desejo sucesso e muita prosperidade para você e sua empresa! Para quem quiser realizar alguma encomenda com você, acompanhar seu trabalho, como te encontrar?

Podem acompanhar meu trabalho pela página do facebook e mandar mensagens pelo e-mail: sonhosconfeitaria@gmail.com

bolospatpet

A Patricia atende na região dos Lagos e no Rio de Janeiro. Ela ama os bolos infantis, mas também atende as noivinhas!

entrevista: Essência Studio

fotos: Patricia Petersen