Criar e fazer, esses são os lemas que levaram Nicole Toldi a encontrar sua realização pessoal através da atividade artística, em especial a cerâmica.

Com uma forte vivência com a natureza, através do paisagismo, suas peças são delicadíssimas e trazem impressas as nuanças da natureza, que contrastam com a frágil resistência do barro.

A singularidade de seu trabalho reflete a busca pelo auto-conhecimento no qual Nicole transcende conceitos e os transforma em arte – revelando sua habilidade em transformar algo tão bruto quanto o barro em peças leves e delicadas.

Com vocês o trabalho único da Nicole Toldi e toda a sua essência no É coisa nossa!

IMG_7097

 

Nicole, é um prazer ter você e sua arte no Essência. Você pode nos contar um pouquinho sobre você e qual sua relação com a porcelana?

Para mim, também é um prazer poder fazer parte dessa proposta.

O processo do criar e fazer me instiga, é onde encontro uma realização pessoal. Uso a atividade artística, como uma forma de auto-conhecimento, na qual me permito transcender os conceitos e transformar minha verdadeira natureza em arte.

A Porcelana é o veículo em que mais me identifico, e é através dela que busco retratar o estado de minha alma.

Confira as receitas inspiradas na arte da Nicole: merengue de morango e bolo de semolina com frutas vermelhas

Você foi paisagista e então decidiu se enveredar pelos caminhos da cerâmica. Isso ocorreu de que forma. É possível ver uma relação entre esses dois trabalhos?

Iniciei minha trajetória como paisagista, o que possibilitou uma intensa observação e a vivência na natureza – hoje uma grande influência nas criações e na forma com que trabalho com a porcelana. As nuanças da natureza são a impressão trazida a cada peça.

A linguagem das suas peças é muito singular. São peças extremamente delicadas e que realmente expressam com clareza sua essência. É difícil imaginar que uma matéria tão bruta como o barro possa resultar em peças tão leves. Como se dá seu processo de criação?

A singularidade vem da  aceitação e este processo é fundamental quando se quer retratar a essência da alma. A delicadeza é uma conseqüência, uma característica não premeditada. Nada é tão bruto que não possa mostrar o seu aspecto leve e delicado.

O meu processo criativo se dá em ser autêntica com meu estado criativo, sem julgar o resultado.Mesmo assim, em cada peça proposta, existe uma  grande responsabilidade  de  fazer o meu melhor.

Você participa de muitas feiras e tem suas peças expostas em muitas galerias e lojas. Os leitores que se interessarem pelas suas peças e até os chef que queiram desenvolver uma linha para suas confeitarias ou restaurantes podem ter projetos exclusivos. Como você trabalha em relação a isso?

Sim, um dos desafios que mais me motiva é desenvolver junto a clientes projetos específicos. Todo esse processo é permeado por uma condição especial, e o respeito nas escolhas é à beleza da arte criada.

O resultado dessa trajetória é agregar ao utilitário um novo olhar.

Formas, Texturas e sensações: as peças da Nicole Toldi Arte Cerâmica

Qual a Essência da Nicole Toldi Arte Cerâmica?

Uma pesquisa contínua e fascinante guia o meu fazer. Deste processo surge a oportunidade de experimentar um campo infinito de possibilidades, formas, cores, texturas e sensações.

O conhecimento e as experimentações me possibilitam  ter uma linguagem singular

De mãe para mães. Qual peça das suas coleções você sugere para presentear uma mãe que gosta de colocar a mão na massa e se divertir na cozinha nesse Dia das Mães?

A  apresentação dos pratos, em peças  exclusivas, faz toda diferença, tornando assim o dia ainda mais especial.

Para terminar, responda com uma palavra ou frase. A primeira que surgir na sua cabeça!

Uma cor: branco & preto

Confira a receita de bolo de chocolate com marshmallow inspirada na cerâmica da Nicole: Branco & preto

Um sabor: agridoce

Uma alegria: vencer desafíos

Sua peça favorita: os vasinhos da minha nova coleção.

Um lugar: uma cabana no campo…. com um atelier bem pertinho!

Quem quiser conhece um pouco mais sobre seu trabalho como pode encontrar você?

Pelas redes sociais: facebook: Nicole Toldi Arte Cerâmica  e instagram: @nicole_toldi

As visitas ao atelier somente com hora marcada. Mas qualquer contato pode ser feito, além das redes sociais, também pelo e-mail: toldinicole@gmail.com

2