Praliné é uma pasta feita de 50% de amêndoas ou avelãs caramelizadas em 50% de açúcar (praline- criado em 1912 por Jean Neuhaus II), utilizado geralmente como recheio ou ingrediente para outros tipos de preparações.

Pralin é usado com frequência na confeitaria é feito a partir de amêndoas ou avelãs caramelizadas e trituradas até a formação de uma farofa fina. Uma delícia para colocar no sorvete, ou no parfait, como esse aqui do Essência.

download

Jean Neuhaus II

“Praslines” ou “pralines” de Montargis foi criado em 1636 por Clément Jaluzot em homenagem ao conde Praslin, que posteriormente fundou uma confeitaria em Montargis. Em 1903, Léon Mazet, adquiriu a receita que pertencia à loja “Au Duc de Praslin” e estabeleceu um padrão para a receita.

Já o praline rosa (praline rose ou pink praline) é uma especialidade da região de Lyon e Dauphiné, e utilizado como decoração para tortas e brioches. Também é utilizado para fazer o praluline, criado por Auguste Palus, MOF* em 1955 em Roanne, França.

MONT-Praluline

Praluline de Auguste Palus

Portanto:

pralin-praline

*MOF: Meilleur Ouvrier de France é um título concedido apenas na França através de um campeonato, organizado a cada 4 anos.

Confira aqui a receita de Praliné do Essência 

Referências

LEROUX, Stéphane. Praliné. Lannoo Publishers, 2013.

LE PARISIEN. La praline, une histoire de paternité, 2010.

NEUHAUS. Invention of the “praline”. Disponível em: <https://www.neuhaus-online-store.com/en/heritage.htm?cu=euro>. Acesso em 19 de agosto de 2015.