• Serve:10-12 pessoas
  • Rendimento:1 fôrma de 20cm de diâmetro
  • Tempo de preparo:3 horas
  • Tempo de forno:50-60 minutos
  • Validade:3 dias
  • Dificuldade:Intermediário

Banana e caramelo é uma combinação deliciosa - comprovada nessa receita do livro Fabulosos, da Editora Alaúde.

Bolo de banana, avelã e café com cobertura de caramelo e flor de sal

novembro 12, 2015

Ingredientes

1 lata / 395g leite condensado

1 ½ xícara (chá) / 300g manteiga

¾ de xícara / 165 g açúcar mascavo

2 unidades /100g ovos

1½ xícara / 225 g farinha de trigo com adição de fermento

½ colher (chá) / 2g bicarbonato de sódio

1 colher (chá) /2g canela em pó

1½ xícara 360g / banana madura amassada

½ xícara / 120g sour cream

1 xícara / 100g nozes tostadas e picadas

3 colheres (chá) / 6g café solúvel granulado

¼ de xícara / 60 ml água fervente

1 colher (chá) / 3g flor de sal

Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 220 °C. Unte uma fôrma redonda com 20 cm de diâmetro e bordas altas e forre a base com papel-manteiga.

2. Despeje o leite condensado em um refratário de porcelana com capacidade para 2 litros. Cubra com papel-alumínio, dobrando as bordas para cima de forma que não encoste na água do banho-maria. Acomode o refratário em uma assadeira maior e coloque o conjunto no forno. Despeje água fervente na assadeira até atingir a metade da altura do refratário. Asse por 1 hora e então misture com uma espátula. Cubra novamente e leve de volta ao forno por mais 30 minutos ou até ficar dourado. Se necessário, complete com mais água fervente para manter o nível do banho-maria durante todo o cozimento. Retire o refratário da água. Aos poucos, adicione 170 g da manteiga, um pedaço por vez, misturando bem a cada adição, até a manteiga derreter e formar um caramelo liso. Cubra e leve à geladeira por 1 hora, mexendo de vez em quando, até esfriar e firmar.

3. Reduza a temperatura do forno para 180 °C.

4. Coloque o restante da manteiga e o açúcar em uma tigela pequena e bata com uma batedeira portátil até obter um creme pálido e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo a cada adição. Transfira para uma tigela maior e acrescente os ingredientes secos peneirados mais a banana amassada, o creme azedo, as nozes e o café dissolvido na água fervente. Transfira a massa para a assadeira preparada.

5. Asse o bolo por 55 Minutes ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe descansar na fôrma por 5 minutos antes de desenformar com o topo para cima sobre uma grelha para esfriar.

6. Coloque o caramelo reservado em uma tigela pequena e bata com uma batedeira portátil por 1 minuto ou até ficar mais claro e fofo. Espalhe essa mistura sobre o bolo já frio. Um pouco antes de servir, polvilhe a flor de sal.

00:00

Dica

Você vai precisar de cerca de 4 bananas maduras médias para se obter a quantidade de fruta necessária para esta receita. Aperte bem o açúcar mascavo na xícara medidora para obter a quantidade certa pedida na receita.

Faça antes: O bolo pode ser preparado com um dia de antecedência e guardado dentro de um recipiente hermético em local fresco a temperatura ambiente.