• Rendimento: 18 pessoas
    Rendimento: 1 fôrma redonda 30cm
    Tempo de preparo: médio
    Validade: 3 dias
  • Dificuldade:principiante

Essa receita exprime toda a perfeição em um dos meus bolos favoritos, que está no topo da minha lista! Cheio de lembranças e sentimentos é um bolo que cresceu comigo e me transporta a lugares e sensações a cada mordida!

Bolo de banana caramelada

junho 28, 2015

Ingredientes

preparando a fôrma

400g / 2 xícaras (chá) açúcar refinado

8 bananas nanicas grandes ("banana de vez" como dizem nossas avós, ou seja, aquela nem muito madura, nem muito verde!)

massa base

2 xícaras (chá) / 400g manteiga sem sal

2 xícaras (chá) / 400g açúcar refinado

8 ovos

2 ¾ xícaras (chá) / 380g farinha de trigo

4 colheres (chá) / 30g fermento em pó

¾ colher (chá) / 3g sal refinado

ingredientes adicionais para a massa

1 xícara (chá) / 120g nozes, castanha de caju, avelã ou amêndoas picadas

1 pitada de canela em pó

Noz moscada, a gosto

Modo de preparo

preparando a fôrma

1. Coloque a fôrma em cima da boca mais larga do seu fogão. Verta o açúcar, forme uma camada homogênea por toda a forma com o açúcar e acenda o fogo no mínimo.

2. Não mexa! Aguarde o açúcar começar a caramelizar – você vai ver umas bolhas de caramelo surgindo. Quando isso acontecer, delicadamente misture o açúcar – para que o caramelo já formado derreta o açúcar restante.

3. Se você mexer o açúcar logo no início ele vai empedrar e não derreterá adequadamente! Saiba mais sobre caramelo aqui.

4. Quando o caramelo tiver uma cor dourada, desligue o fogo e com o auxílio de uma colher unte toda a lateral da fôrma.

5. Deixe a forma no fogão para esfriar e enquanto isso descasque e corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento.

6. Disponha as fatias de banana, com o corte voltado para o caramelo, preenchendo toda a extensão da forma. Aperte bem as bananas, tentando cobrir todos os espaços. Caso julgue necessário, coloque mais bananas do que a quantidade recomendada na receita.

massa base

1. Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Cerca 10 minutos antes de colocar o bolo no forno. Mesmo que seu forno indique que ele está aquecido, aguarde esse tempo para se certificar que o forno está realmente bem aquecido.

2. Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o fermento. Reserve.

3. Quebre os ovos em uma tigelinha – para verificar se estão bons, e transfira para uma tigela maior. Com o auxílio de um fouet misture rapidamente, até homogeneizar. Reserve.

4. Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o açúcar. Bata com o globo até formar um creme fofo e esbranquiçado. Por aproximadamente 8-10 minutos.

5. Junte a mistura de ovos em três adições. Bata, em velocidade média, por cerca de 30 segundos entre cada adição. Nesse passo, como a quantidade de líquidos é grande, sua mistura pode perder a emulsão, parecer talhada. Por isso é fundamental utilizar ovos em temperatura ambiente, bater em velocidade baixa e, sempre que necessário parar a batedeira e raspar a tigela, antes da próxima adição.

6. Adicione os ingredientes secos e bata, em velocidade baixa, apenas para misturar.

ingredientes adicionais para a massa

1. Se desejar dar uma incrementada na massa do seu bolo, siga acrescentando manualmente, com uma espátula, as nozes picadas. Se for adicionar as especiarias misture-as à farinha de trigo.

2. Transfira a massa para a forma preparada. E leve ao forno por aproximadamente 1 hora. Não é necessário banho maria.

3. Quando o bolo estiver pronto – faça o teste do palito. Enfie um palito no centro do bolo – ele deve sair com apenas algumas migalhas de bolo coladas. Retire do forno e aguarde 5 minutos, então desenforme com cuidado, envolvendo a fôrma com um pano de prato. Um pouco de calda vai escorrer nesse momento, portanto, cuidado para não se queimar!

4. Se você esquecer de desenformar o bolo e ele esfriar completamente, leve a fôrma ao banho maria – para que o caramelo derreta, e então, desenforme.

5. Sirva quentinho mesmo – com uma boa xícara de café (ou chá) para você e leite para as crianças! E aproveite as boas coisas da vida!!

00:00