Pular para o conteúdo
Início » Compota de kinkan

Compota de kinkan

Eu sou uma grande admiradora das kinkans, essas adoráveis ​​miniaturas de laranja, no entanto, é importante ter cuidado, pois apesar de sua aparência delicada e doce, essa frutinha é na verdade azeda e amarga, mas quando preparada em compotas e geleias, ela se torna doce com um toque agradável de amargor, você pode desfrutar dela com um chá delicioso, servida sobre sobremesas ou adicionada em coquetéis, além disso, é tão versátil que pode ser usado como acompanhamento para carnes e saladas! Os kinkans também ajudam na digestão, previnem a constipação intestinal e ajudam a controlar o colesterol, são uma ótima fonte de vitamina C e fornecem uma boa quantidade de fibras alimentares.

  • Serve: —
    Rendimento: 2 xícaras (chá) / 500g
    Tempo de preparo: rápido
    Validade: 15 dias em geladeira
pote transparente pequeno com compota de kinkan e tangerina

Ingredientes

3 xícaras (chá) / 400g kinkan

1 ½ xícara (chá)/ 360mL água

½ xícara (chá) / 100g açúcar cristal

½ fava de baunilha

1 colher (chá) / 3g lavanda (opcional)

2 folhas de laranjeira (ou de limão)

Modo de preparo

  • Lave a kinkan em água corrente, corte-as ao meio e retire a semente e o miolinho branco, com o auxílio de uma tesoura, as cuidado para não retirar toda a polpa!
  • Coloque as “laranjinhas” em uma panela, cubra com água e aqueça até ferver.
  • Assim que levantar fervura retire do fogo e escorra, cubra novamente com água fria e leve à fervura, repita o processo três vezes.
  • Na última fervura, retire as “laranjinhas” da panela e reserve em uma tigela, na mesma panela junte a água, o açúcar e as especiarias (se não quiser muitas sementinhas de baunilha espalhadas no seu doce, use a fava inteira, sem raspar as sementes).
  • Leve ao fogo médio até formar uma calda fina, cerca de 108 °C.
  • Junte as laranjinhas e deixe cozinhar por 15 minutos, uma espuminha poderá surgir – ela deve ser retirada – para isso termine a cocção, deixe a compota parada por 5 minutos e então retire a espuma com uma colher ou escumadeira.
  • Enquanto a compota cozinha coloque o pote de vidro que você utilizará para guardar a compota em uma panela e cubra com água.
  • Deixe ferver por 5 minutos, retire e deixe a água escorrer bem.
  • Com o pote ainda quente, coloque a compota (morna), na tampa, espirre um pouco de álcool, acenda um fósforo e ateie fogo, tampe a compota com a chama ainda acesa.
  • Aguarde esfriar em temperatura ambiente e então mantenha em geladeira por até 15 dias.

Dicas

  • Caso você não queira cortar as laranjinhas ao meio, e sim deixa-las inteiras, faça 5 cortes na extensão da frutinha (bem no meio), no sentido do comprimento, como se fossem fendas, leve à fervura e então, com o auxílio de um palito retire as sementes.
  • Para uma geleia, após as 3 fervuras, passe a kinkan pelo processador, liquidificador ou pique com uma faca, retorne à panela com a água, o açúcar, as especiarias e as sementes colocadas em uma trouxinha, cozinhe até atingir 105 °C, ou adquirir uma textura cremosa.
  • O MUT Tết são deliciosas kinkans cristalizadas em formato de flor, típicas das comemorações do Ano Novo Lunar Vietnamita, já que simboliza boa sorte e prosperidade, o processo de produção é o mesmo da compota, só a finalização que muda um pouquinho, as frutinhas devem ser cortadas como mencionei no item 1 e então, após cozidas em calda, retiradas, amassadas para ficarem no formato de flor (cada fenda forma uma pétala) e secas em temperatura ambiente até cristalizarem, elas também podem retornar à calda e serem servidas como compota.
  • Sirva com fromage blanc ou um queijo de sabor suave, alguns brioches bem quentinhos e você vai ver – até quem não curte muito compotas vai se derreter!!!
pote branco com compota de kinkan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *