Algo sempre me incomodou na cultura do brasileiro: valorizar pouco o país em que vive. Não estou falando de política ou da boa educação que um cidadão deveria ter, mas de valorizar de verdade o que é nosso; de coração, e não apenas porque “está na moda”.

Por essa razão o Essência tem a seção É coisa nossa, que busca valorizar os grandes artistas que fazem com que nossa gastronomia possa ser mais rica e interessante. São pessoas que desenvolvem peças lindas em cerâmica, por exemplo, para que possamos apresentar nossas receitas de maneira muito mais impressionante ou peças em madeira, como é o caso do José Augusto, arquiteto e… carpinteiro, será que posso assim dizer – da Kolibrier.

Conheci o Zé por conta da minha loucura por tábuas de madeira – consegui o contato através de um amigo que comprou uma das tábuas vendidas na A Queijaria, e lá fui eu atrás dele fazer mil e um pedidos – entre eles uma entrevista para você conhece-lo melhor através do Essência!

3

A oficina Kolibrier

As tábuas têm um design bem especial, pensadas em conjunto com os clientes, e podem ser encontradas em diversos endereços bacanudos espalhados pelo Brasil, como o Eataly que acabou de inaugurar em São Paulo.

Você pode viajar na arte da Kolibrier tanto pela entrevista que o José Augusto gentilmente concedeu ao Essência, como pelas fotos tanto de suas lindíssimas peças, e ainda dar uma “bizoiada” na sua oficina! Além de uma seleção musical criada pelo próprio artista!

Com tantas fotos e conversas regadas a um bom café me inspirei para desenvolver a receita de profiteroles de chocolate – com uma casquinha crocante e decoração impecável. A apresentação não poderia ser diferente, especialmente nessa semana que celebra a Kolibrier: uma mini tábua sextavada linda, linda!

IMG_2133

profiteroles de chocolate – com casquinha crocante e recheio farto!

Aproveitando a receita, o Escola de Confeitaria traz um artigo especial sobre a pâte à choux, que passou por mãos de chefs italianos até chegar ao francês Carême, que aprimorou a receita que utilizamos até hoje. Por conta disso ela é uma criação italiana ou francesa?

A semana não pode terminar sem antes uma receita pro Arraiá – afinal, estamos em junho e as festas juninas continuam animando o mês! – e sem a indicação do Na Estante, que assim como o É coisa nossa celebra artistas do mundo todo!

randomico4

bolo Mané Pelado, típico do Arraiá de Minas e Goiás!

Seja bem vinda/o à semana É coisa nossa, Kolibrier. Pode entrar, a casa é sua!

IMG_2162

A indicação do Na Estante da semana rodeada pelas tábuas da Kolibrier