Pular para o conteúdo
Início » Bundt Cake – Entenda o que é

Bundt Cake – Entenda o que é

  • 5 min read

Bundt cake é um tipo de bolo caracterizado por sua forma distintiva, que apresenta um buraco no meio e é geralmente feito em uma forma com o mesmo nome, esse tipo de bolo é muito popular nos Estados Unidos e é frequentemente servido em ocasiões especiais, como festas de aniversário e feriados.

Embora o nome “bundt cake” possa parecer estranho para algumas pessoas, ele na verdade vem da palavra alemã “bund”, que significa “feixe” ou “amarrado”, a forma de bundt é uma forma de buraco no meio, que se parece com um feixe de cana ou de trigo amarrado.

Os primeiros foram criados nos Estados Unidos na década de 1950, quando a empresa Nordic Ware lançou a forma de bundt pela primeira vez, a forma rapidamente se tornou popular, e muitas receitas de bolo foram desenvolvidas para aproveitar a forma única.

Eles podem ser feitos com uma grande variedade de ingredientes, desde baunilha e chocolate até frutas frescas e nozes, a textura do bolo também pode variar de leve e esponjosa a densa e úmida.

Uma das melhores coisas é que eles são relativamente fáceis de fazer, mesmo para os padeiros iniciantes, a forma de bundt ajuda a garantir que o bolo cozinhe uniformemente, e a cavidade no meio ajuda a manter o bolo úmido e macio.

Se você está procurando por uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer para a sua próxima festa ou evento especial, essa pode ser a escolha perfeita, com tantas receitas deliciosas disponíveis, você certamente encontrará uma que agrade a todos os seus convidados.

bolo bundt cake tradicional de cereja

A tradição do Bundt Cake

Apesar de haver várias formas disponíveis atualmente para se fazer um bolo com furo no meio, as versões clássicas ainda prevalecem e são comuns em muitos lugares, o nome “bolo Bundt” se refere a um bolo em formato de anel e esse modelo em particular tem sido tradicional há muito tempo em alguns países, nos Estados Unidos, por exemplo, o bolo é tão popular que há um dia nacional dedicado a ele – o National Bundt Cake Day – celebrado em 15 de novembro.

Aqui no Brasil, muitas confeitarias grandes e pequenas têm oferecido aos clientes não só as versões clássicas, mas também variações elaboradas que são feitas em formas de silicone com o padrão bundt.

Motivos para o formato do bolo fazer sucesso

Os bundt cakes são conhecidos por seu formato único e atraente, que convida a uma pausa para apreciar com um café, se você trabalha com a produção de bolos caseiros em formas retangulares, experimente divulgar as mesmas receitas em forma de bundt, há grandes chances de aumentar as vendas e até mesmo elevar o custo do produto, já que o formato mais elaborado pode ser mais valorizado pelos clientes.

Além de motivos estéticos e comerciais, existem benefícios práticos em assar um bolo em forma de bundt, a forma de anel permite que as laterais do bolo assem de forma mais uniforme, garantindo um resultado final mais padronizado, o tempo de forno também é reduzido, o que pode influenciar no custo do produto, e o bolo esfria mais rapidamente, otimizando a produção.

Investir em formas pode ser uma ótima opção para quem trabalha com a produção e venda de bolos caseiros, oferecendo um diferencial estético e prático que pode resultar em aumento das vendas e maior lucratividade.

forma de bolo bundt cake

As formas

Se você se interessar em pesquisar sobre as formas mais famosas e adoradas no formato bundt cake, inevitavelmente encontrará algumas marcas de renome no mercado, as peças em silicone apresentam inúmeras vantagens, como a facilidade para assar, a falta de necessidade de untar, a garantia de que o bolo sairá perfeitamente da forma e a possibilidade de reutilização por muitas vezes, desde que sejam tomados os cuidados básicos de limpeza e conservação.

Como ponto negativo, é necessário citar o preço dessas formas, que pode ser elevado, você poderá se recuperar rapidamente do investimento, principalmente se vender muitos produtos com o famoso buraco no meio, cada uma das formas das marcas mais renomadas pode custar algumas centenas de reais, por isso, vale a pena pesquisar opções mais econômicas e que ainda entreguem um ótimo resultado, considerando sua realidade.

Além disso, é importante ressaltar que as formas para esse tipo de bolo não estão limitadas apenas às opções de silicone, algumas formas em alumínio fundido, apesar de serem mais caras, também são excelentes opções.

Entre as dimensões mais comuns, podemos citar:

  • 21 cm X 8 cm;
  • 24 cm X 9 cm;
  • 22 cm ou 24 cm.

Outra informação importante em relação às peças de algumas marcas importadas é que elas têm a indicação de cups — ou xícaras. Muitas delas têm a versão de 6 cups (ou 6 xícaras, o que corresponde a meia receita) e a versão de 10-12 cups, o que é equivalente às formas redondas mais tradicionais, de 22 ou 24 cm.

bolo bundt cake de limão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *