Pular para o conteúdo
Início » Docinho de leite em pó modelado

Docinho de leite em pó modelado

Compartilhe ; )

Lembro sempre das minhas férias no Rio de Janeiro, na casa da minha tia, quando faço esses docinhos. Sentávamos todos juntos e passávamos o fim de tarde modelando docinhos de leite ninho em formato de frutinhas. Bem, na verdade comíamos mais que modelávamos, mas esse é o segredo de deixar um docinho muito mais gostoso: comer quando ninguém está olhando e principalmente quando não se deve! Faça com as crianças, elas adoram (comer, claro!)!!!

  • Serve: —
    Rendimento: 30 docinhos aproximadamente
    Tempo de preparo: rápido
    Validade: 3 dias

Ingredientes

1 lata / 395g leite condensado

2 unidades / 40g gemas

2 xícaras (chá) / 260g leite em pó integral

1 xícara (chá) / 120g açúcar de confeiteiro (Glaçúcar União)

2 colheres (sopa) / 30mL leite de coco (quantidade aproximada)

Corante em pó ou em gel para colorir

Modo de preparo

  • Em uma panela junte o leite condensado e as gemas, cozinhe em fogo médio até ponto de brigadeiro mole – cerca de 8 minutos, retire, transfira para uma tigela e deixe esfriar.
  • Com o brigadeiro frio junte o leite em pó, o açúcar de confeiteiro e o leite de coco – aos poucos, só até dar ponto na massa.
  • Modele os docinhos conforme desejado, sirva a seguir ou mantenha embalado por até 3 dias.
  1. Para tingir a massa – no caso do ursinho modelado – usei 1 colher (chá) / 2g cacau em pó – e para o nariz eu abusei na quantidade até atingir um marrom mais escuro, os olhinhos, dois pontinhos pintados com palito de dente e corante em gel preto.
  2. Use essa massa para por exemplo fugir da pasta americana em decorações de cupcakes ou docinhos decorados., assim ninguém precisa ficar tirando a decoração no momento de comer!
  3. Se a sua massa ficar muito dura, coloque 20 segundos no microondas ou, umedeça as mãos e sove a massa até ela amolecer novamente, ah, não abuse do açúcar de confeiteiro no momento de preparar a massa! Se ela ficar muito molenga coloque em um pote, tampe e deixe descansar por um dia, no dia seguinte ela vai chegar na consistência ideal!
  4. Para tingir a massa com o corante em gel basta colocar um pouco do corante sobre uma porção da massa e sovar até homogeneizar a cor, não abuse do corante, em excesso ele deixa um sabor amargo nada atraente!

Dica

Quanto tempo dura os docinhos de leite em pó?

Você pode fazer esses docinhos com 2 dias de antecedência da data em que for servir, mas guarde em caixa tampada para não ressecar (em local seco e fresco), ele dura no total até 7 dias mas vai ressecando com o tempo, então quanto mais fresquinho, melhor.

docinho de leite em po modelado no formato de abelinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *