Pular para o conteúdo
Início » Semifreddo de frutas vermelhas

Semifreddo de frutas vermelhas

Compartilhe ; )

Esta sobremesa é impressionante tanto pela aparência quanto pelo sabor delicioso, ela adiciona um toque maravilhoso à mesa, enchendo os olhos, e é extremamente fácil de fazer, embora quem a experimente pense que é uma receita complexa e trabalhosa, na verdade não é, para quem a prepara, na verdade, ela é tão prática que pode ser feita com antecedência e, no dia de servir, é só preparar a calda e está pronta, é uma sobremesa campeã nas festas de Natal e Ano Novo. 

5 porções 

15 minutos

Ingredientes da Calda

  • 500 gramas de mix de frutas vermelhas
  • 1 xícara de açúcar demerara

Ingredientes do Semifreddo

  • 500 ml de creme de leite fresco bem gelado
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo da Calda

  1. Em uma panela, coloque o mix de frutas e o açúcar.
  2. Mexa e amasse as frutas com uma colher.
  3. Espere ferver e engrossar.
  4. Desligue o fogo e deixe esfriar.
semifreddo retangular

INSTRUÇÕES

  1. Primeiramente escolha a forma que você vai usar. Facilita se a forma for de silicone, mas se for dessas retangulares de alumínio ou vidro, forre com plástico filme pois facilita  na hora de desenformar (deixando uma sobra grande pra aproveitar e cobrir depois que colocar o creme). Você pode fazer no formato que quiser. Já vi pessoas que fazem até em taças/copos, formas que tem formato de coração, etc… enfim… dá super certo!
  2. Coloque o creme de leite fresco uns 15 minutinhos no congelador antes de usar.
  3. Numa batedeira bata o creme de leite fresco e o leite condensado até engrossar. Muito cuidado pra não bater demais e talhar o semifredo.
  4. Coloque o creme na forma escolhida e leve ao freezer. Ele precisa de umas 6 horas de congelador pra ficar no ponto.
  5. CALDA —-> Para a calda, misture as frutas congeladas com o açúcar e leve ao fogo até que vire uma calda. O tempo de fogo vai depender de como você gosta das frutas, se gostar bem lisa deixe bastante até as frutas desmancharem. Eu prefiro com pedaços grandes das frutas.

Modo de preparo do Semifreddo

  1. Bata na batedeira o creme de leite e o leite condensado.
  2. Pare quando formar um creme.
  3. Coloque em uma forma de silicone e leve para congelar.
  4. Após cerca de 2h, desenforme e sirva com a calda. Bom apetite.

DICAS SOBRE O SEMIFREDO:

-> Só desenforme o semifreddo bem perto da hora de servir, ele derrete bem rápido! Escolha um prato com bordas altas pra serví-lo, pois leva bastante calda.

-> Não se prenda a calda de frutas vermelhas, você pode fazer com a calda que quiser… Fico imaginando que delícia ficaria com uma calda de maracujá… hummmm!

-> Não deixe pra fazer a calda de frutas vermelhas de última hora, se não ela não terá tempo de esfriar e derreterá o semifredo quando for colocada. Ela DERRETE RÁPIDO!

-> Já falei lá acima, mas reforçando: Você pode servir essa sobremesa em outros formatos de forma e até mesmo em um recipiente que não precise desenformar (ou em taças individuais, que tal?).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *