O croissant, é um tipo de viennoiserie de massa folhada em formato de meia-lua, feito a base de farinha de trigo, açúcar,fermento, leite, sal, manteiga e ovo para pincelar. É uma espécie de ‘pãozinho' folhado resumindo de maneira grosseira, um dos símbolos da culinária francesa. Não digo que você vá rirar um Jacquin da vida mas é bem provável que não ache tão difícil de fazer. Agora arregasse as mãos e vamos colocar a mão na massa?
Croissant
Equipamento
- Tigela
- Rolo de massa
- Forma
- Forno
Ingredientes
- 500 g farinha de trigo
- 250 ml leite morno
- 10 g sal
- 50q g açúcar
- 20 g fermento biológico fresco
- 250 g manteiga para folhar
- 1 ovo para pincelar
Instruções
Preparo da massa:
- Em uma tigela grande, dissolva o fermento no leite morno. Adicione o açúcar, o sal e metade da farinha. Misture até homogeneizar.
- Gradualmente, adicione o restante da farinha até que a massa comece a se formar.
- Transfira para uma superfície enfarinhada e sove até que a massa esteja lisa e elástica. Cubra e deixe descansar por 1 hora.
Incorporando a Manteiga
- Abra a massa em um retângulo grande sobre uma superfície enfarinhada. Distribua pedaços de manteiga gelada sobre 2/3 da superfície da massa.
- Dobre como um envelope, primeiro o terço sem manteiga e depois o terço oposto. Gire a massa 90 graus e abra novamente em um retângulo. Repita esse processo de dobrar e girar mais duas vezes..
- Envolva a massa em plástico filme e leve à geladeira por 20 minutos entre cada dobra
Formatando os croissants:
- Após o último resfriamento, abra a massa até que esteja com cerca de 5 mm de espessura.
- Corte em triângulos com base de cerca de 12 cm. Enrole cada triângulo da base até a ponta, formando o croissant.
Assando:
- Coloque os croissants em uma assadeira forrada com papel manteiga. Pincele com o ovo batido.
- Deixe descansar por 1 hora ou até dobrarem de tamanho. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 15-20 minutos ou até dourarem.
Dicas
- Mantenha a manteiga bem gelada durante o processo para deixar os croissants perfeitamente folhados,
- Sove bem a massa para desenvolver o glúten
- Respeite os tempos de descanso da receita.
- Pincele os croissants duas vezes com ovo: uma antes do último descanso e outra antes de assar.
Os franceses costumam comer sem nada ou no máximo com uma manteiguinha por cima, e assim como os italianos acham um absurdo ketchup na pizza, os franceses o acham quando recheamos o croissant. Minha dica é: ele fica muito melhor recheado, abuse disso!
Sou Berenice, apaixonada pela confeitaria e trabalho com isso desde os 11 anos. Ao longo dos anos, aperfeiçoei minhas técnicas e me tornei muito boa no que faço. Esse espaço online é meu caderno de receitas pessoal aberto ao mundo, onde disponibilizo tudo que sei para aqueles que buscam aprender e se deliciar com a arte da confeitaria. Seja bem-vindo ao meu doce universo!