Pular para o conteúdo
Início » Fouet

Fouet

  • 5 min read

O fouet é um utensílio de cozinha indispensável para muitos cozinheiros e chefs, especialmente aqueles que se dedicam à confeitaria e à preparação de sobremesas, também conhecido como batedor de arame, o fouet é um instrumento simples, mas muito eficaz, que consiste em um cabo longo e fino com um conjunto de arames de metal na ponta.

Conhecido como batedor de claras, vara de arames ou fuê, é um utensílio culinário utilizado para bater claras em neve e misturar molhos e ingredientes de bolos, é composto por arames fortes curvados em forma de gota, presos a uma pega (cabo) ou um arame enrolado em espiral aberta, algumas versões também são feitas de plástico, com a popularização das batedeiras elétricas, seu uso tem diminuído na cozinha moderna.

É usado principalmente para misturar ingredientes líquidos e cremosos, como ovos, açúcar, creme de leite e claras em neve, para criar misturas leves e aeradas, quando batido com movimentos circulares ou de cima para baixo, os arames incorporam ar à mistura, resultando em uma textura mais macia e uniforme.

Acredita-se que tenha sido inventado no século XVIII e registrado como uma vara de madeira usada para adicionar sabor aos bolos, em meados do século XIX, a física Arianna Kalkandis inventou o batedor de claras como o conhecemos hoje, na França, é essencial na confeitaria e se tornou popular nos Estados Unidos em 1963, graças ao programa de TV da famosa cozinheira e apresentadora Julia Child.

O movimento do fouet permite misturar ingredientes ao mesmo tempo em que incorpora ar na mistura, o que aumenta o volume e a leveza, como acontece com as claras em neve, além disso, também é utilizado para aerar ingredientes secos em vez de peneirá-los, existem diversos modelos no mercado, cada um com um desenho que facilita e satisfaz a proposta final da receita.

Por exemplo, o fouet de arame é adequado para misturas mais leves, enquanto o fouet de mola é melhor para misturar massas mais espessas, o fouet de balão, por sua vez, é usado para bater claras em neve ou chantilly.

Ao escolher um, é importante considerar o material e a qualidade do produto, os modelos mais comuns são feitos de aço inoxidável, o que os torna duráveis e fáceis de limpar, é importante escolher um com arames bem firmes e que não se soltem facilmente do cabo.

Em resumo, é um utensílio de cozinha essencial para a preparação de diversas receitas, principalmente para quem trabalha com confeitaria e sobremesas, com ele, é possível criar misturas leves e aeradas, que resultam em sobremesas deliciosas e com uma textura mais macia e uniforme, escolher um de qualidade e adequado para cada finalidade pode fazer toda a diferença no resultado final da receita.

modelo mais comum de fouet
modelo diferente de fouet

Modelos

  • Para molho: semelhante ao clássico, mas com o corpo mais alongado, esse design facilita mexer mais ao fundo do recipiente, é indicado para molhos pois, diferente do clássico não agrega tanto ar à receita.
  • Plano: tem a ponta em forma de espiral plana, seu design é propício para uso em recipientes altos e para receitas que levam ovos, como omeletes ou gemada.
  • Bola: modelo clássico adicionada com adição de uma bolinha maciça colocada entre os arames, esse modelo proporciona menor esforço ao bater os ingredientes, isso porque o movimento da esfera facilita a dissolução de eventuais grumos.
  • Emulsão: os arames têm o formato de um cone com pequenas esferas nas pontas, é utilizado no preparo de emulsões como a maionese e o molho holandês.
  • Espiral: o arame da parte inferior tem forma de espiral, adequado para o preparo de molhos.
  • Mola: a parte inferior possui um único fio espiralado de forma a permitir movimentos para cima e para baixo, seu formato possibilita que se misture os ingredientes em utensílios profundos.
  • Mixer: Além de permitir movimentos para cima e para baixo, a estrutura de arames gira em seu próprio eixo, o que o torna excelente para o preparo de receitas como o Dalgona coffee.
  • Mini Fouet: Tem a mesma função do fuê clássico, é adequado para o preparo de bebidas no próprio utensílio de consumo como o chocolate quente e determinados coquetéis que precisam de emulsificação.
  • Clássico: Modelo mais conhecido e usado, seus arames têm formato de gota, usado principalmente para bater ovos, massas de bolo e aerar farinhas.
confeiteira usando fouet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *