Não há nada mais gostoso que uma geleia caseira, quando os morangos começam a ter um aroma doce, uma coloração rica e brilhante é porque estão em seu melhor momento, por isso é hora de aproveitar todo o seu esplendor para produzir geleias deliciosas e cheias de sabor!
Geleia de Morango
- Panela
- Colher de pau
- 500g morangos frescos e maduros
- 150g açúcar demerara (ou cristal)
- ½ fava de baunilha (opcional)
- Suco de ½ limão
- ½ colher (chá) pectina
Lave os morangos em água corrente e retire as folhas, corte os morangos mais graúdos ao meio, igualando com os menores, que podem ficar inteiros.
Misture o açúcar com a pectina, reserve.
Coloque os morangos em uma vasilha, polvilhe o açúcar com a pectina e junte o suco de limão, se utilizar a baunilha, abra a fava ao meio, raspe as sementes e junte fava e sementes aos morangos.
Tampe e leve à geladeira por 12 horas.
Coloque os morangos macerados em uma panela e leve ao fogo médio até iniciar fervura, retire os morangos com uma escumadeira e reserve, continue cozinhando o caldo até atingir 102-105 °C.
Assim que o líquido atingir a temperatura retorne os morangos e cozinhe por mais 10/15 minutos.
Desligue o fogo, deixe a temperatura diminuir um pouco e retire a espuma da superfície.
Esterilize os vidros e então preencha com a geleia, reserve em geladeira por até 3 meses.
Rendimento: 700g
Tempo de preparo: médio
Validade: 3 meses
Dicas
- A “proporção básica” para produzir uma geleia geralmente é 50% de açúcar da quantidade total de fruta, eu acho muito doce, especialmente quando utilizamos frutas maduras e de excelente qualidade, por isso eu sempre parto de uma proporção de pelo menos 30%.
- A adição de pectina é algo totalmente subjetivo para mim, se você for deixar pedaços de frutas, como a sugestão dessa receita, talvez ela seja necessária para deixar a geleia mais firme, agora, se a sua opção é processar a polpa, ela pode ser totalmente desnecessária. Fica a critério! Existem duas opções para isso: utilizar suco de maçã ou a pectina ATM em pó.
- O uso do suco de limão não é dispensável, essa acidez irá reagir com a pectina adicionada (ou a própria pectina da fruta) e o açúcar para que a reação de gelificação ocorra, a proporção que eu uso é de 50mL suco para cada 1 Kg de fruta.
- Geleias são cozidas até uma temperatura média de 102-105 °C, para saber se toda a geleia que você fizer vai sair sempre no mesmo ponto, ou você controla a temperatura com um termômetro ou a porcentagem de concentração de açúcar com um medidor de brix. O ‘olhometro’ pode funcionar se você fizer geleias para sua casa ou para um café da manhã especial, mas para manter um padrão é preciso investir nesses equipamentos.
- Para saber mais e não errar ao fazer sua geleia veja “Quais os Segredos para uma Geléia Perfeita?”.
Conclusão
Fazer geleia de morango caseira é uma experiência gratificante que traz um pedacinho do sabor do verão para sua mesa em qualquer época do ano. Com esta receita simples e dicas úteis, você está bem equipado para criar uma geleia deliciosa que certamente impressionará familiares e amigos. Desfrute da sua criação em diversas receitas ou presenteie alguém especial com um jarro dessa doce delícia caseira.
- Forno Elétrico Mueller Fratello vale a pena?
- Forno Elétrico Mueller Soneto é bom?
- Forno Elétrico Mueller Sapore é Bom? Descubra Aqui!
- Forno Elétrico Mueller: Vale a Pena?
- Waffle com Recheio de Banana Caramelada