Pular para o conteúdo
Início » Mingau de Aveia como Pré-Treino

Mingau de Aveia como Pré-Treino

Compartilhe ; )

No inverno, tudo o que queremos é uma refeição quente para aquecer o corpo. O mingau é uma ótima opção, sendo uma receita prática que proporciona a quantidade ideal de carboidratos para trazer energia durante treinos pesados. As fibras da aveia, combinadas com os diferentes alimentos usados no preparo do mingau, fornecem nutrientes importantes para o seu pré-treino. Consuma esta receita 40 minutos antes de treinos pesados, pois é uma excelente escolha para quando não conseguimos organizar uma alimentação mais elaborada antes do treino.

Benefícios da Aveia

A aveia é um cereal nutritivo e versátil, consumido em várias refeições ao longo do dia. Embora os brasileiros a incluam frequentemente no café da manhã, a aveia pode ser usada como base para bolos, tortas, suflês e pães. Encontramos aveia em diversas formas no mercado: flocos, farelo e farinha.

A aveia contém fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas e principalmente carboidratos, o que a torna calórica. O consumo regular de aveia está associado à redução do risco de doenças cardiovasculares e melhora do funcionamento do intestino. Além disso, a aveia ajuda a reduzir o colesterol ruim, a pressão arterial e é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram a disposição e a função cerebral, diminuindo o cansaço.

A aveia também possui triptofano, um aminoácido que se converte em serotonina quando metabolizado, aumentando a sensação de bem-estar, melhorando o humor e garantindo uma noite de sono tranquila. Consumida nas quantidades ideais, a aveia pode auxiliar no emagrecimento devido à alta quantidade de fibras, que prolongam a sensação de saciedade. É uma opção segura para celíacos, por não conter glúten, mas deve-se atentar à possível contaminação cruzada se cultivada próxima a lavouras de trigo.

Mingau de Aveia como Pré-Treino

Camila Loeper
Prepare um nutritivo mingau de aveia como pré-treino e aproveite uma explosão de energia para seus treinos!
Tempo Total 10 minutes
Refeição Café da Manhã, Lanche, Pré treino
Culinária Brasileira
Serve 1 porção
Calorias 110 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Fogão

Ingredientes
  

  • 3 colheres de sopa de aveia ou farelo de aveia
  • 1 xícara de chá de leite desnatado ou vegetal
  • 1 colher de sobremesa rasa de adoçante em pó
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de chocolate meio amargo picado
  • Pasta amendoim canela ou chia á gosto

Instruções
 

  • Em uma panela coloque o leite, a aveia, o adoçante e o cacau.
  • Em fogo baixo mexa por 3 minutos até começar a encorpar os ingredientes.
  • Coloque o chocolate picado e mexa por mais ou menos 10 minutos até começar a engrossar e soltar do fundo da panela.
  • Está pronto, é só servir.
Keyword mingau de aveia com banana, receita de mingau, receita pré treino, receita saudável

Dicas Adicionais da Receita

  • Ajuste a Consistência

Se preferir um mingau mais cremoso, adicione um pouco mais de leite durante o cozimento. Para um mingau mais espesso, use menos leite ou cozinhe por mais tempo.

  • Personalize a Doçura

Ajuste a quantidade de adoçante conforme seu gosto. Se preferir, substitua o adoçante em pó por mel, xarope de agave ou açúcar de coco.

  • Aproveite a Noite Anterior

Para economizar tempo pela manhã, prepare a aveia na noite anterior. Deixe a aveia e o leite de molho na geladeira e, pela manhã, apenas aqueça e adicione os outros ingredientes.

  • Adicione Proteínas

Para um aumento adicional de proteína, adicione uma colher de sopa de proteína em pó à mistura de aveia enquanto cozinha.

Variações da Receita

  • Mingau de Aveia com Frutas Vermelhas

Adicione uma xícara de frutas vermelhas frescas ou congeladas (como morangos, framboesas ou mirtilos) à aveia durante o cozimento. As frutas vão adicionar uma doçura natural e antioxidantes extras.

Adicione uma banana fatiada e uma colher de sopa de nozes picadas ao mingau pronto. A banana oferece potássio e doçura, enquanto as nozes fornecem gorduras saudáveis e uma crocância deliciosa.

Adicione uma maçã ralada ou picada e uma colher de chá de canela em pó à aveia durante o cozimento. A maçã e a canela criam um sabor clássico e reconfortante.

  • Mingau de Aveia com Abóbora e Especiarias

Adicione meia xícara de purê de abóbora e uma mistura de especiarias (como noz-moscada, gengibre e cravo) à aveia durante o cozimento. Este mingau é perfeito para o outono e rico em vitaminas.

Benefícios do Cacau

O cacau é rico em flavonoides, compostos presentes em vários alimentos, que apresentam função anti-inflamatória, antioxidante e ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, como o de intestino. O consumo regular de cacau pode melhorar o humor, a circulação sanguínea, regular os níveis de açúcar no sangue e proteger a saúde do coração. Além disso, o cacau ajuda a manter o foco e a minimizar a sensação de fadiga durante os treinos.

O cacau pode ser encontrado em pó, natural ou em deliciosos chocolates. Em pó, pode ser consumido em vitaminas, mingau, leite e diversas preparações como bolos, cookies e panquecas. Substituir o achocolatado tradicional pelo cacau em pó é uma escolha mais saudável. Consulte um nutricionista para saber a quantidade certa de consumo e evitar excessos.

Benefícios do Consumo de Leite Vegetal

Incluir leite vegetal na dieta é uma ótima maneira de consumir nutrientes importantes, seja você vegetariano ou não. Dependendo da composição, são ricos em nutrientes, vitaminas e ajudam no bom funcionamento do corpo. Além disso, os leites vegetais têm a vantagem de ser produzidos a partir de variados grãos, oleaginosas, frutas e tubérculos, oferecendo diferentes tipos e sabores.

Pessoas com problemas digestivos, infecciosos ou alergias e intolerância à lactose podem se beneficiar do consumo de leites vegetais. Eles possuem baixo teor de gorduras ruins e aumentam as gorduras benéficas para o coração, ajudando a diminuir o colesterol. Os leites vegetais também são ricos em vitaminas do complexo B, sódio, cálcio e potássio.

As contraindicações incluem alergias à matéria-prima do leite vegetal. Pessoas com doenças crônicas devem consultar um nutricionista para avaliar a indicação do consumo. Cuidado com o consumo excessivo, pois alguns leites vegetais podem ser ricos em gorduras, o que pode levar ao ganho de peso.

Tipos de Leites Vegetais

Os leites vegetais mais consumidos são de soja, aveia, castanhas e coco:

  • Leite de Soja: Fonte de proteínas, fibras e vitamina B, é perfeito para cozinhar e preparar bebidas frias. É uma das versões mais baratas de leite vegetal.
  • Leite de Aveia: Rico em carboidratos e fibras solúveis, contém ácidos graxos essenciais e antioxidantes, como a vitamina E.
  • Leite de Castanhas: Ótima fonte de nutrientes, cada variedade oferece benefícios únicos à saúde.
  • Leite de Coco: Popular em receitas devido ao sabor doce, é usado em smoothies, mingau e sorvetes, ajudando a controlar o colesterol.

Os leites vegetais são opções saudáveis, versáteis e nutritivas. A quantidade de consumo varia conforme as necessidades individuais, restrição alimentar, biótipo corporal, condições clínicas e rotina.

Conclusão

O mingau de aveia é uma excelente escolha para aquecer o corpo e fornecer energia antes dos treinos. A aveia e o cacau oferecem inúmeros benefícios à saúde, e os leites vegetais são uma alternativa nutritiva ao leite convencional. Consuma esses alimentos de forma balanceada para assim aproveitar ao máximo seus benefícios.

Perguntas Frequentes

Por que o mingau de aveia é uma boa opção de pré-treino?

O mingau de aveia é uma excelente opção de pré-treino porque é rico em carboidratos complexos, que fornecem energia sustentada durante os exercícios. Além disso, a aveia contém fibras que ajudam na digestão e mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis, evitando picos e quedas de energia.

Quanto tempo antes do treino devo consumir o mingau de aveia?

Recomenda-se consumir o mingau de aveia cerca de 40 minutos antes do treino. Esse tempo permite que o corpo comece a digerir os carboidratos e libere energia de forma gradual, garantindo assim um desempenho otimizado durante o exercício.

Posso preparar o mingau de aveia na noite anterior?

Sim, você pode preparar o mingau de aveia na noite anterior. Use o método de “overnight oats”, deixando a aveia e o leite de molho na geladeira durante a noite. Pela manhã, adicione os outros ingredientes e aqueça, se desejar, para um café da manhã rápido e prático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating